Nós, da Universidade Federal Fuminense do pólo universitário de Campos dos Goytacazes, tendo em vista o início do periodo de eleição para o Diretório Central dos Estudantes livre Fernando Santa Cruz, gostariamos de informar a todos os problemas vivenciados pelos estudantes do interior.
Falta de espaço físico – principal problema hoje no nosso campus. Temos, além da entrada de mais dois cursos, história e psicologia, cada um com uma turma, mais uma turma de cada curso já existente – Serviço Social, Geografia, Economia e Ciências Sociais. E faltam salas de aula, salas de pesquisa, espaço pros diretórios, espaços para convivência. A falta de estrutura atinge também os projetos criados na universidade. Não temos espaço para alojar esse projetos, essas pesquisas.
A falta de professores é um problema que agora começa a surgir na nossa universidade. Com segundo semestre chegando ai, teremos a entrada de mais turmas e não temos o quantitativo necessário de professores. O que ocasionaria problemas na hora de articular a grade curricular dos cursos, por exemplo.
Falta de assistência estudantil – A UFF Campos tem uma grande quantidade de estudantes oriundes de outros municípios ou até mesmo de outros estados. Por isso, precisamos de uma política de assistência que nos garanta moradia estudantil e restaurante universitário, com certa urgência. Enfim, estrutura necessária para continuarmos o processo de democratização das universidades.
Conseguimos inserção maior das pessoas na universidade, agora precisamos garantir que essas pessoas se mantenham na faculdade
Espaço para cultura também é outra necessidade. Estudante produz muita cultura, precisamos de um local físico, ou de um veículo de articulação político-cultural, para podermos expressar pra sociedade os nossos sentimentos.
**
Acreditamos que para superar esses desafios que estão postos, precisamos REINVENTAR o modo de atuação do DCE da UFF. Vamos mudar esse DCE para mudar o Movimento Estudantil da Universidade, para que este seja mais propositivo e que consiga cada vez mais trazer conquistas aos estudantes do Interior. Problemas existem. Mas ao contrário de alguns não adianta ignora-los ou então somente denuncia-los. Temos que construir alternativas para soluciona-los.
Vamos mudar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário